quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Peso da Inquisição


O peso inquisitorial sinto no olhar daqueles que ainda não deixaram as amarras da religião, sinto em mim...

Não consigo libertar-me desse fardo!

Vejo a fogueira no seu semblante, queimando inocentes, me queimando, te queimando... nos queimando.

Santa peste, peste santa, senta! Fala! Renuncie!

Meu deus, seu Deus! Meu Deus, seu deus...

Onde? Quem? Como?

Quero sair daqui, vou embora, mas amarrado estou, o calor desse fogo já chegou à minha cabeça, socorro!

Estou nú... Quem disse? Onde estou? Onde está você?

Espera! A dor está indo... Começo a sentir um alívio. Tudo é diferente agora, novo...

Que lugar bonito... Percebe?

Eu O vejo...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Deus não existe!!! Respire...


Demorei, mas cheguei a essa conclusão, chega de besteira, de baboseira, como é que pode? Quanto tempo sem perceber... Nem a própria Bíblia, nos remete a tal afirmação: 'Deus existe'.

Com isso, chego a mais uma conclusão, não sei se continuo... não sei se paro... Enfim, continuo a promulgar o Blog, me inspiro a cada dia a escrever, graças a Deus! Opa! Como? Graças a quem? É... Vou explicar com cuidado, Deus não existe, mas não quer dizer que ele não SEJA, Ele É! Outra pergunta: EXISTÊNCIA = SER? Não, ou melhor, depende, é... Neste caso... NÃO! (Que complicação!)

É simples, eu acho... Todavia, cabe a informação (fonte: Wikipédia) :

O conceito de Ser atravessa toda a história da filosofia, desde os seus primórdios. Embora já colocado pela filosofia indiana desde o século IX a.C., foi o eleata Parmênides quem introduziu, no Ocidente, esse longo debate, que percorre os séculos e as diversas culturas até os nossos dias.

O Ser é portanto um dos conceitos fundamentais, se não o conceito fundamental da tradição filosófica ocidental.

Usualmente palavra "ser" assume um dos seguintes significados:

1. Existência: para exprimir o fato de que determinada coisa existe. Por exemplo: "a erva é" (= existe)", mas também "o unicórnio é" (pelo menos na fantasia de quem pensa nele).

2. Identidade: para definir ou distinguir algo ou alguém. Por exemplo: "os franceses são os habitantes da França" ou "Umberto Eco é o autor de O nome da rosa"

3. Predicação: para exprimir uma propriedade de determinado objeto. Por exemplo: a maçã é vermelha.

Todavia os significados usuais não dão conta da variedade de sentidos e das implicações que o conceito de Ser assumiu no curso da história da filosofia. É necessário portanto examinar o modo como o termo foi empregado pelos vários filósofos, ao longo do tempo. Em filosofia, ser é considerado não só como um verbo (existir) mas também como substantivo ("tudo o que é"). Os termos ser e existência podem ter significados diferentes, embora, na linguagem corrente, possam ser sinônimos ("ser" como "o fato de ser" = existência). E, finalmente, identidade e predicação são objeto de estudo também de uma outra disciplina, a lógica, razão pela qual as definições genéricas como as apresentadas acima tornam-se imprecisas.

Existência é a qualidade de tudo que é real ou existe, e também a base de todas as outras coisas. Seus campos de estudo são principalmente a Metafísica (enquanto tratado o aspecto amplo do termo) e a Ontologia (do ser enquanto ser). Sartre foi um filósofo conhecido a tratar temas tais qual a existência, o nada e o ser.

Quando Shakespeare, em sua obra Hamlet, diz: "Ser ou não Ser, eis a questão", imortalizou uma das frases mais contundentes da história, que, de uma certa forma, nos intriga, mas não foi: "Existir ou não Existir, eis a questão", a mesma coisa...? Não, já falei... (rsrs)

Para Existir, basta Ser, porém para Ser, não necessariamente Existe. Logo, Deus não existe, ele paira sobre toda manfestação do SER, para exstir tem que ser gerado, ou criado, e Deus não foi gerado por nada nem ninguém. De onde ele veio? Quem é? Quem é o pai ou mãe dele? Todo mundo já fez esse questionamento. Não sei a resposta, sei que Ele É, e basta!

Nas escrituras sagradas, naquela velha historinha, ou estória, como diz Rubem Alves... Deus aparece, numa sarça ardente queimando, mas não consumia o arbusto, para Moisés e chama-o. Moisés estupefato, pergunta quem é, e a voz que saía da sarça responde: "Eu Sou o que Sou", isso no Hebraico, soa como um suspiro que parece como um som de um vento, e para a história dos judeus, a pronúncia fica como Yahweh (שרי), ou seja o sopro do Ser que dá a existência a todas as coisas. Veja os vídeos "Respiração": http://www.youtube.com/watch?v=omsfI4HLvCA e http://www.youtube.com/watch?v=Uo5c7M7yu80&feature=related

Paulo de Tarso, chamado apóstolo, disse uma vez, na Grécia, trocando uma boa idéia com os filósofos da época, numa indagação de "Ser ou não Ser..." , no areópago ele diz:

"Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração." Atos 17. 27 e 28

Isto é, Deus apenas está, e muito perto, e sinta o sopro de Vida, dando existência ao que não existe, e nos cahamando para SER! Respire!


Pense nisso...


... se quiser!



Marcus Rios, tentando Ser, existindo...