segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Som da Eternidade




Por que prestamos mais atenção nos barulhos do dia-a-dia, e esquecemos de perceber a beleza que há nas essências... De tudo...?


A resposta é simples! Pois, a suavidade de uma sifonia não perturba, porém os barulhos causam incomodos escondendo sons que nos convida para o Grande Baile da Vida!


Um dos grandes males da humanidade é: o apego às coisas, e coisas são dispensáveis, por conseguinte, pode gerar a depressão, este um inibidor dos sentidos. Um destes, é a audição, pois "quem tem ouvidos para ouvir que ouça"; numa certa feita o profeta Elias, deprimido, escondeu-se no monte Sinai achando não ser digno da maravilhosa relação com o Deus de seus antepassados, veio um terremoto, e não havia a presença divina, veio uma tempestade, raios e trovões, e também não achara nada. Logo após veio um vento suave e ali estava Aquele que transmite sua paz através da bonança. (1 Reis 19, e vers.)

No parágrafo anterior há um comentário sobre "coisas", e a referência é justamente para elencar o que a cada dia a regência maior é pautada nos mais variados temas tais como: Dinheiro, profissão, enfim, os "status quo" é o que define o que queremos que soe, e o que rege nossa vida. Esquecendo que no interior de cada ser humano há um "grito suave" chamando para um despertar de um sono existencial, ou não existencial.

Jesus de Nazaré nos promete um sopro divino, chamamos-o de Espírito Santo, e este, dentro de nós nos inspira à Eternidade, e, voltando a falar de "coisas" (desculpem as repetições), sendo assim, totalmente descartéveis, não participa dessa conexão infinita. Ao fazer esse "link", nos "plugamos" e começamos a voltar e transformar nossa mente, e o Som da Eternidade vamos ouvir, ou seja, os sons desagradáveis deixam de estar no centro das atenções, e aquele que jorra do coração dá-nos o alívio e a sensação que não somos daqui, esse Som ouviremos para sempre!

O Som ecoa na Eternidade de nosso Ser!



Pense Nisso!




Marcus Rios

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Refúgio e o Lugar Certo

Conversando e percebendo as dores de alguns que falam comigo, ou que nem mesmo tem tal costume, observo que nem sei o que dizer em horas tão difíceis.

Não sei mesmo!

Existem momentos nessa vida que temos que chorar, entristecer, bradar, e, sobretudo duvidar! Temos este direito!

A parte interessante da dúvida são os questionamentos, daí provém algumas respostas, e muitas vezes não vem absolutamente nada. Respostas de quem, de onde...?

A prontidão dos falatórios encontramos na mais fajuta medíocridade (pra não dizer coisa pior...) das peripécias inventadas pela humanidade: As religiões, ou melhor, o Refúgio; nela encontramos as mais variadas estirpes de comentários e "soluções" designadas para aquele que está sofrendo, posterior a isto vem a máxima: "Pare de Sofrer"! Enquanto isso, vem o sábio e diz que existe o momento para tal! (Ecl. 3, 2...)

Em contrapartida, existe o Lugar Certo, e gostaria de dizer-lhes que eu não sei como alguém pode chegar, pois o caminho quem traça é você, mas o Caminho engloba os caminhos traçados!

Todavia, um homem de algum lugar do Oriente, eu disse Oriente, oriente-se... Em meio às suas aflições, dores das piores imagináveis e inimagináveis, sofreu coisas que pra explicar a alguém só mesmo em fábulas bíblicas (não quer dizer, que não possa ser verídicas...), ele comeu o pão que o diabo amassou, perdeu mulher, filhos, bens, e pra completar vem uma cambada de "carniceiro" pra piorar a vida do cidadão. Um dizia de cá, outro falava de lá, que ele tinha blasfemado contra o Todo Poderoso - todo mundo conhece esse "blá blá blá".

Bem... Reportemos para hoje, alguém que sofre não sabe o por que, amaldiçoa tudo e a todos... E daí? Nos coloquemos no lugar desses coitados, que apenas precisam do silêncio abençoador, do abraço confortante, das lágrimas compartilhadas, e das palavras "estou do teu lado"; pra essas coisas não há preço que pague!

Voltando ao homem citado anteriormente, ele não tinha Refúgio, pelo contrário, nem existia. Pensando bem, alguns já estavam construindo-o para que, de uma certa forma, o pobre coitado caísse numa rede que dificilmente, uma vez fisgado, não conseguisse desenrolar. Esse "cabra da peste", não era judeu, mulçumano, católico ou prostestante, enfim (...) Era ele mesmo tentando achar o Lugar Certo, tropeçou, mas encontrou olhando para si mesmo, aflito, e diante de suas blasfêmias pôde dizer, em outras palavras, achei o Lugar Certo, pois eu conheço porque posso vê.

O caminho foi construído, através do Caminho que já existia, e por Ele são direcionados, outros, e outros, e outros...

Pra que tanta desgraça? Não sei! Só sei que o Lugar Certo só há no Caminho que está perto de nós!

Pense Nisso!

Marcus Rios

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SOFISTICAÇÃO!

Nossa Língua Portuguesa (Parte III)

Definir ou redefinir, eis a sofisticação!

Mais uma para o estoque, lá vai...

sofisticar (so-fis-ti-car)
v.t.
Tornar sofisticado; sutilizar, sofismar, complicar desnecessariamente.
Alterar, falsificar, adulterar.
Requintar, complicar com afetação, com exagero.

A origem da palavra SOFISTICADO, é derivada do grego: Sofisma (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazer raciocínios capciosos") em filosofia, é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda.

Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade. É um conceito que remete à ideia de falácia, sem ser necessariamente um sinônimo.

Em outras palavras, se você é Sofisticado, é uma pessoa que não condiz, necessariamente, com o que é de fato, ou seja não traz algo puramente verdadeiro.

Portanto, queridos, a Sofisticação não tem nada em si mesma a manifestação mais simples da realidade! É um disfarce, uma simulação.

É uma falta de naturalidade; excessiva sutileza!


Pense Nisso!



Marcus Rios

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DesConFiança

(Confiança: vem do Latim CONFIDENTIA, “confiança”, de CONFIDERE, “acreditar plenamente, com firmeza”, formada por COM, intensificativo, mais FIDERE, “acreditar, crer”, que deriva de FIDES, “fé”)

A "Com"Fiança ficaria melhor?

Confiar é um tiro no escuro, esperando alvejar o melhor ponto. Logo, a Confiança é algo que a cada dia fica complicado de ser adquirida, e/ou ser depositada em algo, e, principalmente, em outrem.

Portanto se a confiança é um tiro no escuro (...) Penso, e reflito; o difícil é creditar, e (...) Pergunto:

Perdeu-se, por que nos outros não devemos confiar? Ou, eu mesmo não seria ConFiável, para quaisquer atos, propostas, segredos, relacionamentos...

Trocando em miúdos, nós não confiamos em nós mesmos! E temos a certeza que não seremos para os outros, devemos confiar em que, ou em quem? Por isso, a DesConFiança prevalece!

"O inferno são os outros" (???)



Pense nisso!



Marcus Rios



ps.: Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Confiança

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Retou foi?

Retou foi? ("Nossa Língua Portuguesa II)

Gente querida do meu Brasil, e adjacências! hahaha...
Se você um dia falou: "Tô retado", " Vou me retar com você, vuh" (rsrs), tome cuidado, tome muito cuidado, e espero que venhamos não pronuncia-la com muita ênfase, ou até mesmo jamais mencionar esta palavrinha tão apreciada, principalmente por nós nordestinos.
No português erudito, RETADO, tem sua origem nada mais, nada menos, na palavra RETO, isto mesmo! Intestino Reto, ou seja, se alguém está RETADO ou RETADA, está com algo enfiado no reto!
Meus caros, a cada dia que passa não sei se deixo de compreender os vocábulos inóspitos da nossa querida língua portuguesa, pois bem, espero, após o textículo, eu disse teXtículo, e não com "S", tenhamos muita calma nessa hora... Jamais sair por ai com o RETO na boca, ou com o (*) na mão...
Trocando em miúdos, ou sem mais delongas quem "Está Retado", ou quem "Retou-se", simplesmente TOMOU NO (*)... Piiii.........



Marcus Rios


Pense nisso, mas com muito cuidado!