quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Regime e a Coisa do Povo em Construção


Segundo nossa Carta Magna, a Constituição Federal de 1988, fazemos parte de um país democrático;

PREÂMBULO

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.


Mas em ano de eleição, paramos para pensar um pouco sobre certas coisas, certos vultos de corrupção, compra de votos... voto de cabresto... Sim! Parece que estamos no século passado, mas não em pleno século XXI, pois ainda há resquícios do passado, não muito distante.

Ainda há, também, gente querendo dominar gente, decidir pelo outro. Se, por exemplo, alguém é empregado de uma determinada empresa, e se o patrão, por ventura descobrir que não votaria no seu candidato... Hum... A coisa não vai ficar boa!

E os grandes proprietários rurais? Permanecem coronéis! Decidem sobre os coitados que circuncidam suas propriedades, em troca de "favores", que só, de dois em dois anos (municipal e estadual/federal), "ajudam".

Tantas injustiças ainda ocorrem pelo Brasil a fora.

Certo que, alcaçamos muitas vitórias. Pós 88 principalmente, e a Constituição foi um grande marco histórico para o nosso país.

E ainda acredito, que muitas outras conquistas virão. Basta elegermos pessoas que realmente tenha um ideal democrático de verdade. Somos nós que, colocamos esse povo no poder, e qualquer um de nós, dentro de um sistema de igualdade e democracia, podemos ser eleitos, basta se candidatar(pelo menos um palhaço assumido se candidatou em São Paulo, Tiririca). Aquela idéia; "todo político é ladrão, corrupto", creio que nem todos. Se assim fosse, etávamos, f... ferrados...

Mudança em nós, primeiro, para podermos criticar, se, de outra forma, nos tornamos iguais. Alguém me disse uma vez: "O poder não corrompe, mostra quem de fato é." É muito interessante, e bastatnte filosófico, mas acho que as duas coisas, eu acho...!

Depende muito, de quem, ou de Quem; do que, ou do Que; direciona nossas vidas, e ou ideias, o povo em primeiro lugar, desevolvimento humanitário. Se um politico superfatura verbas públicas, falta melhorias para educação ou saúde, por exemplo. Isso paira mais pela questão de princípios morais e éticos, educação, muito provávelmente.

Quando o país vai mudar, eu não sei. Espero que o mais rápido possível, nós, eu disse; nós, também ajudemos para que essa realidade mude.

Que tal um Projeto de Lei para que filhos de políticos, e eles próprios só estudassem e só fossem atendidos, em escolas e hospitais públicos? Olha só que ideía...? Será que funcionaria...?

Todavia, saindo da ilusão, ou sonho possível, democracia ("demo+kratos", é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, povo, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico) e república (respublica - res = coisa, publica = povo, "coisa do povo"), podem um dia, no Brasil e em outras partes do planeta, ser em sua essência , representar aquilo que na origem das palavras sejam de fato e de direito.

Para que um Estado, seja realmente democrático e republicano, não basta apenas estar positivadas, sacramentadas numa lei, mas, sobretudo, conscientemente em cada ciddadão para expulsarmos de uma vez as quadrilhas de colarinho branco (um ou outro sobra) dos assentos das assembléias, congresso e camaras. Analisemos então, muito, nessas eleições em quem vamos votar!


Pense bastante nisso!



Marcus Rios



Padre Alfredinho

Que preciosidade!

Ouça e veja a simpliscidade desse santo! Como não acreditar em Deus? É assim, pelas ações que
relamente O percebemos!

Maravilha!

Maiores informações sobre Padre Alfredinho veja no link abaixo:

http://www.caiofabio.net/2009/conteudo.asp?codigo=05488

Um homem que sofreu em campos de concentração durante a época do Nazismo, mas mostra a magia da Vida!