
A questão é bem simples. A Bíblia é muito fácil de entender. Mas nós, cristãos, somos um bando de vigaristas trapaceiros. Fingimos que não somos capazes de entedê-la porque sabemos que no minuto que compreedermosestamos obrigados a agir em confirmadade. Tome qualquer palavra do Novo Testamento e esqueça tudo a não ser o seu comprometimento de agir em conformidade com ela. "Meu Deus", dirá você, "se eu fizer isso na minha vida estará arruinada. Como vou progredir na vida?".
Aqui jaz o veradeiro lugar da condição cristã. A erudição cristã é a prodigiosa invenção da igreja para defender-se da Bíblia; para assegurar que continuemos sendo bons cristãos sem que a Bíblia chegue perto demais.
Ah, a erudição sem preço! O que seria de nós sem você? Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. De fato, já é coisa terrível estar sozinho com o Novo Testamento.
Soren Kierkegaard
_________________________________
Vou tentar, despretenciosamente, "complementar"...
Ou seja, terrível é fingir que sabe, o que não sabe, ou não saber o que sabe.
Nós, realmente, se não incorporarmos o Espírito, Daquele que foi, e que é o prncipal personagem do NT, do VT, da história, da vida... nada adiantará, e vamos continuar a sempre ser vigaristas trapaceiros!
Esse "incorporar", tem que estar longe de uma intenção religiosa, pois se fosse assim, continuaríamos, novamente, a ser vigaristas trapaceiros, ou pior! Ser um repetidor de outros vigaristas trapaceiros! (risos)
Esse tal "incorporar" é nada mais, nada menos, simples e puramente imitar, repetir, fazer, refazer, àquilo que foi contado através de ações e atitudes do jovem carpinteiro, que "discaradamente" (num bom sentido, isto é; sem cara, sem medo) desmontou uma estrura, esta, no ser de alguns que estavam cansados de viver debaixo do julgo do sistema religiso. Hoje, isso não é diferente, acontece "dentro e fora" dos guetos religiosos, da mediocridade cristã, evangélica, católica... e por vai! O Cristo ressurreto sempre em nós, e menos idiotices remedadas das mazelas miserentas... chega! Paro por aqui, se não...
Pense nisso!
Marcus Rios, um dos vigaristas trapaceiros menores, ou... sei lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário