terça-feira, 14 de setembro de 2010

Santa Subversão

Há alguns dias, conversando com um amigo , falávamos de alguns assuntos que rotineiramente faz parte de questões que regem nossa vida.

Nesse bate-papo rápido, nos refirimos a um pregador da mensagem do evangelho, e a primeira referência que veio em mente foi que ele estaria maluco, doido, lelé mesmo. Minha resposta, muito respeitosoa, eu acho. Foi que: não importava se ele era doido varrido, o que importava era que o Cara sobre quem ele falava era mais doido ainda! Como assim?

Esse Cara, que andou pela Galiléia, falando de um reino de "outro mundo", e que este estaria dentro de nós, que o sistema é malévolo, que a religião não presta, que os fariseus eram uma cambada de gente corrupta, e também os denominavam de sepulturas enfeitadas, e por aí vai. Era lunático.

Brother! O primeiro milagre que esse mano fez foi transformar água em cachaça numa festa! E mais, ele bebeu e dançou! Imagine você num meio religioso fazendo isso?! PQP!!! Depois saiu chamando, um bando de doido que deixava o que tava fazendo para "subverter-se", mas esses, não entendiam ao certo tamanha loucura, no início achavam que os Armadinejades, os Bushs cairiam fora, uma revolução socialista antipetista ia acontecer, e a galera ia "se picar" de Israel, grande frustração! A nova dominação era meio que abstrato.

Um filho da mãe, ou melhor, um filho do Pai, que sem medo nenhum de ser taxado de louco, no meio de tanta gente cheia de si e dos outros, ouvia falar de seus próprios lábios, que ele e aquele Pai era um só, que não havia rendenção fora dele, que era o caminho, sem pagar pedágio nenhum, que é a verdade pura e genuína, e a Vida meu querido... Louco é esse cara que enfrentou a leviandade dos inescrupulosos, em pleno Templo derrubou as indulgências da época.

Essse homem era tão doido, tão doido, que disse que era preciso comer de sua carne, e beber de seu sangue, imagine só meu caro ele falando isso para você, olhando em teus olhos, que só espera coisas boas vindas do alto. Quando via o povo chegando perto, e sabendo de suas intenções ,em seu íntimo, e conhecendo qual seria o pedido daqueles que esperavam mais coisas miraculosas, disse mais; que foi o pão do ceú que desceu, e seus pais comeram no deserto (no Exodo). Quando vira o povo indo embora por causa de tal discurso, ouviam falar: "que absurdo, essa conversa não dá para mim, esse aí não é aquele carpinteiro filho de Maria e José? Deixe-me ir..." Mas o maluco beleza olhou para os que estavam perto e perguntou: " Querem ir também?" A resposta foi mais doida ainda, de outro doido: "Para onde nós iremos, se só você tem as Palavras de Vida eterna?"

Ih, lascou tudo!

Eeles perceberam que de alguma forma, a forma não é nada diante do conteúdo, comiam em pleno sábado, o Shabat Santo. Outro problema sério, pois todos os dias são santos para todos os santos, entende? Minha vida, a tua, teu negócio, tua empresa, tua comida, em qualquer tempo e hora...

Loucura, loucura, loucura - já diz o comunicador.

Essa gente quer morrer! E foi assim que aconteceu com aqueles que enlouqueceram também, seguiram a recomendação de que o modelo sistemático, quando levado tão a sério de forma que faz a nossa vida ser guiada por isso, não era a melhor coisa a ser feita. Levaram a sério a proposta do doidão, que não só as palavras, que surtia muito efeito, mas sobretudo seus gestos e ações esperançava os que viam e ouviam a Realidade. Vidas eram (são) transformadas, pois da Água que bebiam saciava a sede.

A coisa mais fácil, o caminho menos doloroso, nos acomoda e molda de uma forma que nos deixa aquietados, seguir alguém, ou algo, religião e filosofias são muito mais práticos, não faz refletir. sobre questões existenciais. Pensar dá trabalho, e quando isso é exposto, há uma consequência drástica, inquisitoriamente sofreremos porque tudo o que melhor, de uma certa forma torna-se pior. Ser honesto, fiel, competente, trabalhador, é coisa do passado, o mundo é competitivo, temos que passar por cima dos outros (essa é a máxima atual para a maioria), não ser religioso para alguns que estão enclausurados, é outro absurdo!

Queremos a mudança já, nos outros, na política, na rua, em casa, no trabalho, e esquecemos que, quem tem que mudar somos nós, primeiro. Não adianta tentar mudar o Mundo, sem começar por nós mesmos, nosso mundo. Mas é preciso ser louco, uma Santa Loucura! Pagaremos o preço aqui, mas receberemos a recompensa num lugar, que tem que ser construído aqui e agora no interior de cada um de nós!



Pense nisso!




Marcus Rios, que gostaria de enlouquecer!

2 comentários: